Edital BOLSA EIFFELL 2018

BOLSA EIFFELL 2018 - Alunos de Engenharias Florestal e Industrial Madeireira

Esta bolsa destina-se, principalmente, aos alunos que obtiveram excelentes resultados(melhores notas)  em sua instituição de origem.

A bolsa aplica-se aos estudos de Nìvel Master – Sciences d´Ingénieur
A UFPR/DETF possuem Programa de Cooperação Internacional com a Ecole Superieure du Bois (ESB), localizada em Nantes - FR
Duração da bolsa: de 24 a 36 meses, incluindo estágio (na região onde se localiza o local de estudo de destino) e dois meses de estudos do idioma francês.

Leia os detalhes no documento em anexo, arquivo em pdf.

Prof. Umberto Klock - Coordenador CEF-UFPR


 

Convite - Palestra "PSA - Pagamentos por Serviços Ambientais"

A Coordenação do Curso convida a todos para a palestra da Dra. ANNE STENGER  do INRA - Institut National de la Recherche Agronomique - França, sobre PSA - Pagamentos por Serviços Ambientais, organizada pelo CEPAF - Centro de Pesquisas em Economia, Política e Administração Florestal e COPLAF, sob coordenação do Prof. Dr. Anadalvo J. dos Santos - (DERE).

Acesse aqui o Informativo


 

AVALIAÇÃO DO CURSO E DAS DISCIPLINAS 2017

A Coordenação do Curso informa que  a Comissão Própria de Avaliação CPA e a Pró Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) estão realizando a Avaliação do Curso e das Disciplinas 
pelo Aluno até a data de 30 de Novembro de 2017.

Sua participação é muito importante e visa fornecer subsídios à Coordenação e ao NDE - Núcleo Docente Estruturante para a reflexão sobre as atividades pedagógicas, estrutura dos ambientes e demais condições que influenciam as práticas de ensino, pesquisa e extensão no Curso de Engenharia Florestal, de modo a favorecer as metodologias de ensino-aprendizagem, promover mudanças que se façam necessárias e aprimorar os sucessos a partir do conhecimento das boas práticas e, desta forma, ampliar a qualidade do nosso Curso. 

Além disso, ações desta natureza são recomendadas pelas Comissões do INEP nas avaliações dos Cursos de Graduação.

Prof. Umberto Klock - Coordenador do Curso


 

 

INSCRIÇÕES PARA O BRAFAGRI 2018

 

Resultado de imagem para brafagri

Intercâmbio de Mobilidade Internacional na AGROPARISTECH – Centro de Nancy – França

Projeto: ESALQ/USP – UFPR e AGROPARISTECH
Biênio 2018/19   -  Alunos: Curso de Engenharia Florestal – UFPR

Acesse aqui o EDITAL para Seleção dos Bolsistas para 2018.

Coordenação do Curso


 

EDITAL DE SELEÇÃO TUTOR PET - EF

O COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DIVULGA AOS DOCENTES:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS PARA TUTOR DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL (ACESSE AQUI, ARQ. PDF)


 

 

ENADE 2017 - Curso de Engenharia Florestal - UFPR

 

Vamos repetir a nota 5 do Curso de 2014 !

Relação de Alunos do Curso de Engenharia Florestal da UFPR inscritos:

 Alunos Ingressantes: acesse aqui a relação (arq. em pdf)

Quem são os Alunos Ingressantes?

  • Ingressantes, são os Alunos que ingressaram no Curso de Engenharia Florestal no primeiro e segundo semestre de 2017 com matrícula ativa.
  • Os Alunos ingressantes não farão a prova e não respondem ao questionário do ENADE, seu desempenho será de acordo com seus resultados do ENEM, a inscrição é obrigatória e foi realizada pela Coordenação para regularização de seus históricos acadêmicos.

Alunos Concluintes: acesse aqui a relação (arq. em pdf)

Quem são os Alunos Concluintes?

  • Concluintes, são os Alunos do Curso de Engenharia Florestal com expectativa de conclusão da graduação até julho de 2018, ou ainda aqueles que já integralizaram MAIS de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo até 25/08/2017.
  • Todos os Alunos Concluintes inscritos deverão realizar a prova do ENADE017 no dia 26 de Novembro de 2017, as 13:00horas (hora de Brasilia) no local a ser verificado após o cadastramento e resposta do questionário do Aluno, o acesso é no seguinte endereço eletrônico:
  • http://enade.inep.gov.br/enade/#!/cadastrarEstudante
  • O cadastro e preenchimento do questionário do Estudante é obrigatório e deve ser realizado até o dia 26 de novembro de 2017.
  • A Coordenação solicita aos Alunos inscritos que realizem o cadastro e respondam ao questionário com responsabilidade o mais breve possível.

A Coordenação do Curso disponibiliza em anexo (arq. pdf) uma relação de respostas a perguntas frequentes.

 

EXEMPLOS DE PROVA  E QUESTIONÁRIO - acesse a seguir:

Os Alunos Concluintes também podem sanar suas dúvidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. do Prof. Umberto Klock (Coordenador) e do Grupo do WhatsApp "Enade 2017 - EF UFPR nota 5" (41 99972-8604).

Prof. Umberto Klock - Coordenador CEF-UFPR


 

 

21 de Setembro - Dia da Árvore

HOMENAGEM DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 

DIA DA ÁRVORE 2017

Ipe

 

Ipê amarelo 


 

 

 

 

43a. Semana de Estudos Florestais CAEF - UFPR

Na próxima semana de 18 a 22 de Setembro de 2017 acontecerá a 43a. Semana de Estudos Florestais da UFPR, organizado pelo Centro Acadêmico Newton Carneiro - CAEF,  do Curso de Engenharia Florestal e o grupo PET do Curso, com apoio da Coordenação e Colegiado do Curso de Engenharia Florestal.
O tema da Semana este ano será a PROVEG - Política para Recuperação da Vegetação Nativa, que propõe a recuperação de 12 milhões de hectares até o ano de 2030.

O Evento consta do Calendário Acadêmico da UFPR e será realizado em três etapas:

A primeira será o Ciclo de Palestras PROVEG - Política para Recuperação da Vegetação Nativa, que acontecerá dia 18 de setembro no auditório do CIFLOMA, organizado  pelo CAEF,

A segunda etapa constará de 5 mini cursos que serão realizados durante a semana de 19 a 22 de setembro, são eles:Análise e interpretação de experimentos, ARCGIS iniciante, ARCGIS intermediário, Dendrocronologia e Ecologia da Restinga, cada mini curso terá 25 vagas, com excessão do curso Ecologia da Restinga que oferece 15 vagas.

A terceira etapa será realizada dia 22 de setembro - sexta-feira e constará do Seminário EMPREENDIMENTO FLORESTAL: Premissas para o planejamento de um negócio, o seminário foi organizado pelo Grupo PET do Curso sob a tutoria do Prof. Alessandro Camargo Angelo.

Maiores informações e a programação pode ser acessada pelo endereço: https://www.facebook.com/ca.engflorestalufpr/https://www.facebook.com/ufpr.petfloresta/

Prof. Umberto Klock - Coordenador CEF UFPR