AVISO

DEVIDO A PROBLEMA TÉCNICO NO SERVIDOR A PÁGINA ENCONTRA-SE DESATUALIZADA

A COORDENAÇÃO ESTÁ PROVIDENCIANDO A ATUALIZAÇÃO. 

INFORMAÇÕES NA COORDENAÇÃO.


 

EXPEDIÇÃO BRASIL NORTE-SUL 2016

Curso de Engenharia Florestal da UFPR

Dia 12 de julho de 2016, Dia do Engenheiro Florestal, iniciou-se a Expedição Brasil Norte-Sul, idealizada e coordenada pelo Prof. Dr. Renato Robert Gonçalves, do LAMEC - Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal – Setor de Ciências Agrárias, e Professor do Curso de Engenharia Florestal da UFPR.
Os objetivos da excursão são proporcionar aulas práticas de campo, extensão florestal e vivência em diferentes Biomas brasileiros do Sul ao Norte, além do contato com ambientes naturais, de empresas e instituições nas diferentes regiões do Brasil, culminando com experiência internacional na Bolívia e Peru, durante aproximadamente 30 dias (12 de julho a 08 de agosto), a alunos de Engenharia Florestal e Ciências Florestais e da Madeira da UFPR, e de Instituições convidadas. 

Alunos participantes da Expedição em 2016.

 

 Grupo de Alunos Brasileiros e Alemães participantes da Expedição Brasil Norte-Sul, 2016 (Foto A. Leão)

Nesta nona edição, o roteiro iniciou na Estação Experimental de Rio Negro-PR, do Curso de Engenharia Florestal da UFPR, partindo para Santa Catarina, regressando ao Paraná seguindo para a região Sudeste, ao Rio de Janeiro, onde o Jardim Botânico e a BIOVERT serão visitados, na sequência o destino é Minas Gerais e Brasilia, onde por exemplo o Serviço Florestal Brasileiro e a WWF serão visitados. Após, o destino é Mato Grosso, onde por exemplo o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães será visitado entre outras atividades, seguindo para Rondônia e Acre na continuidade da expedição, onde várias atividades serão desenvolvidas, como por exemplo vivência em terra indígena de Boca do Acre, e visita a um seringal, a Natex e a casa de Chico Mendes, partindo na sequência para o Peru, onde a expedição culmina com visita a Cuzco e Machu Picchu, iniciando então a volta a Curitiba.

Participarão alunos dos Cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira da UFPR, e alunos brasileiros de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa-UFV, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ e Universidade Estadual Paulista-UNESP, e 14 alunos de Ciências Florestais e da Madeira convidados de universidades alemãs, Universitat Hamburg-UHH, Universitat Freiburg-UNIFREIBURG, Technische Universitat Dresden e Hochschule fur nachhaltige Entwicklung- HNE Eberswalde.

Com o apoio da Coordenação do Curso de Engenharia Florestal e da UFPR, além das universidades convidadas a Excursão conta com o patrocínio da Marrari, Tecmater, Biovert e Bund Deutscher Holzwirte e.V.
O encontro e reunião dos participantes ocorreu na Estação Experimental de Rio Negro da UFPR, onde o Prof. Umberto Klock, Coordenador do Curso de Engenharia Florestal, deu as boas vindas aos participantes. Foram realizadas aulas de campo durante o dia e um churrasco ao final da tarde, alunos de Engenharia Florestal da UDESC participaram destas atividades. 

A Expedição esta sendo avaliada pelo Guiness Book por ser considerada a aula mais longa em grade curricular, o que deverá ser efetivado pelo Curso de Engenharia Florestal neste segundo semestre de 2016.

Prof. Umberto Klock - Coordenador CEF-UFPR

Organização, apoio e patrocínio da Expediação Brasil Norte-Sul 2016

Organização, apoio e patrocinadores da Expedição em 2016 (Foto UKlock)


 

 

12 de Julho - Dia do ENGENHEIRO FLORESTAL

Homenagem do Curso de Engenharia Florestal da UFPR a todos os 2.274 Engenheiros Florestais egressos do Curso, 406 Acadêmicos e a todos os Engenheiros Florestais do Brasil!

Esta data foi escolhida porque em 12 de julho de 1073 faleceu São João Gualberto, que foi escolhido pelo Papa Pio XII, em 1952, como o Protetor dos Florestais.

"Não precisamos perder a natureza para dar seu devido valor, mas sim dar valor para não chegar ao ponto de perdê-la".Fernanda A. Silva e Elizete C. Schenkel - frase vencedora do Concurso de Frases Florestais realizado durante a Feira de Cursos e Profissões da UFPR 2011 - Gazeta do Povo (23/09/2011)


 

DefesasTCC - Trabalho de Conclusão de Curso 2016.1

Calendário de Defesas Públicas de Trabalhos de Conclusão do Curso de Engenharia Florestal - 2016.1

A Coordenação do Curso e a Comissão Orientadora de Estágio - COE-EF convida a Comunidade Acadêmica para as Defesas dos TCCs dos Acadêmicos do Curso do primeiro semestre de 2016.
A presença é válida para as Atividades Formativas Complementares.
As Defesas seguirão o seguinte calendário:

27/06/16 – Segunda -Feira

10:00 h
VALMIR CAMPOLINOLORENZI
Título: "RENDIMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL DE Pimenta pseudocaryophyllus (GOMES ) LANDRUM (MYRTACEAE) EM DUAS FISIONOMIAS FLORESTAIS DISTINTAS NO PARANÁ"
Orientador  Prof. Rui André  Maggi dos Anjo 

01/07/16 – quinta-feira

09:00 h
VINICIUS ZEQUINI RUY
Título: "ARBORIZAÇÃO PÚBLICA VIÁRIA E AS CLASSES SOCIAIS DE CURITIBA"
 Orientadora Profª.Daniela Biondi Batista

14:00 h
PAOLA TACIANA DE LAZARI
Título: "AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES PÓS IMPLANTAÇÃO DAS MUDAS DA ARBORIZAÇÃO DE CURITIBA"
Orientadora Profª.Daniela Biondi Batista

04/07/16-segunda-feira

11:00 h
KELLY ZANELLA
Título: "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UMA SERRARIA DE EUCALYPTUS sp."
Orientador Prof. Marcio Pereira da Rocha

14:00 h
THAIZA KARINE PEREIRA
Título:"PLANEJAMENTO FLORESTAL OTIMIZADO DE PLANTIOS DE EUCALYPTUS SPP. CONSIDERANDO BLOCOS ANUAIS DE COLHEITA".
Orientador Prof. Julio Eduardo Arce 

14:00 h
WALLY NILZA KLITZKE
Titulo: ”INFLUÊNCIA DO LAYOUT DE ADUBADEIRAS,SOBRE A PRODITIVIDADE E A EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE SUBSOLADORES EM PLATIOS DE EUCALIPTO”.
Orientador Prof. Nilton José Sousa 

15:00 h
GUSTAVO MAÇANEIRO
Título:"PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE IFC COM DIFERENTES TAMANHOS DE PARCELAS E INTENSIDADES AMOSTRAIS EM PLANTIIO DE Pinus taeda L.)"
Orientador Profª. Ana Paula Dalla Corte 

16:00 h
FLÁVIO H.LUNARDON
Título: "PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS E PAGAMENTO DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO MADEIREIROS NA MATA ALTÂNTICA UMA ABORDAGEM COMPARATIVA".
Orientador Profª. Ana Paula Dalla Corte

16:00 h
JESSICA MACHADO SOARES
Título: "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE TRÊS DIFERENTES TIPOS DE CAVACOS DE MADEIRA"
Orientador Prof. Dimas Agostinho da Silva

17:00 h
LORENZO FOLDA DETZEL
Título: AVALIAÇÃO ERGONÔMICA NO CORTE DE ÁRVORES EM UM FRAGMENTO DE MATA NATIVA UTILIZANDO MOTOSSERRA"
Orientador Prof. Renato Cesar G. Robert


 

 05/07/16 - terça-feira

10:00 h
JULIA CRISTINA COELHO
Título:CARACTERIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO EM OPERADOR DE MÁQUINA DE PAPEL"
Orientador Prof. Sandro José A. Bittencourt

07/07/16-quinta feira

10:00 h 
ANDRE ZARUCH CALIXTO
Título: "MODELAGEM GEOESTATÍSTICA DOS SORTIMENTOS VOLUMÉTRICOS EM POVOAMENTOS DE Pinus sp. NO MUNICIPIO DE TUNAS DO PARANÁ”.
Orientador Prof. Allan Pellissari

11/07/16  segunda–feira

11:00 h 
IASMIN FERNANDA PORTELA PFUTZ
Título: "LEVANTAMENTOS FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM PROCESSO DE REGENERAÇÃO NATURAL DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA".
Orientador Prof. Alessandro C. Angelo

14:00 h
JANYCE DE OLIVEIRA SANTOS
Título: "AVALIAÇÃO DE MUDAS DE Araucaria angustifólia (BERTOL) OTTO KUNTZE AOS 36 MESES SUBMETIDAS À DIFERENTES REGIMES DE ADUBAÇÃO”.
Orientador Prof. Alessandro C. Angelo 

15:00 h
LUCAS KANIA NETO
Título: "EFEITO DE DIFERENTES ADUBAÇÕES SOBRE O CRESCIMENTO DE DOIS CLONES DE Eucalyptus saligna Smith
Orientador. Prof Alessandro C.Angelo

15:00 h
MARCEL KRUK JAGNOW
Titulo: "A COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRA DE SERRADOS DE CONÍFERAS NO PERÍODO 1989-2014".
Orientador. Prof. João Carlos Garzel Leonardo da Silva

16:00 h 
VITOR ASCENÇO LOPES
Título:  “DESENVOLVIMENTO DE Pinus maximinoi, E DE DUAS PROCEDÊNCIAS DE Pinus taeda, AOS 42 MESES, NA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ”.
Orientador Prof Alessandro C. Angelo

17:00 h
CALEB DE LIMA RIBEIRO
Título:“AVALIAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DE Curitiba prismática (D.Legrand) Salywon& Landrum E DE Myrceugenia seriatoramosa (Kiaersk.) D. Legrand & Kausel NO BRASIL”
Orientador Prof Alessandro C. Angelo 

 12/07/16  terça-feira

14:00 h
MILTON J. STRAPASSOM
Título: "AVALIAÇÃO DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL DAS PROPRIEDADES RURAIS E DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO FLORESTAL DOS PROPRIETÁRIOS RURAIS NA REGIÃO METROPOLIANA NORTE DE CURITIBA".
Orientador. Prof. Ricardo Anselmo Malinovski. 

15:00 h
EMILY FERREIRA STRUJAK
Título: “INFLUÊNCIA DE Ligustrum lucidum W.T.Aiton NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE TRÊS ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS EM PLANTIO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL".
Orientador Prof. Chistopher Thomas Blum. 

16:00 h
RAUL NOBREGA ANDRADE
Título: “AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage E Eucalyptus dunnii Maiden. EM GENERAL CARNEIRO–PR
Orientador Prof. Alessandro C. Angelo. 

13/07/16 - quarta–feira

15:00 h
AUGUSTO RODRIGUES DE FRANÇA
Título: "IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA FLORA EM DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DE TOCANTINS, BRASIL".
Orientador Prof. Alexandre França Tetto

14/07/16 - quinta–feira

09:00 h
SERGIO VINICIUS SEREJO DA COSTA FILHO
Título: “ESTRUTURA,COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE FLORÍSTICA DOS ESTRATOS VERTICAIS DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA EM CAMPO DO TENENTE, PARANÁ".
Orientador Prof. Christopher Thomas Blum


 

24 de Junho - Dia Nacional da Araucaria

24 DE JUNHO - DIA NACIONAL DA ARAUCARIA

Para lembrar o Dia Nacional da Araucaria, o Prof. Dr. Vitor Afonso Hoeflich, sua equipe e a Coordenação  do Curso organizaram pequena exposição de fotografias de Araucarias no saguão do CIFLOMA.

A árvore é símbolo do estado do Estado do Paraná, sendo sua representação extremamente comum no artesanato estadual; deu nome à cidade de Curitiba através de seu apelativo indígena curi (curii-tyba, em tupi-guarani, significa "muito pinhão", ou "muito pinheiro.
O DECRETO PRESIDENCIAL de DE 19 DE MAIO DE 2005 instituiu o Dia Nacional da Araucária,  no  Art. 1º. Fica instituído o Dia Nacional da Araucária, a ser comemorado no dia 24 de junho de cada ano.
Se você tiver foto(s) de Araucária(s) envie para o e-mail da Coordenação (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) para postarmos no Flick, em comemoração.


 

Curso de Engenharia Florestal UFPR - 56 anos

 

Ao comemorar nesta data, 30 de maio, 56 anos de sua criação o primeiro Curso de Engenharia Florestal do País, inicialmente como Escola Nacional de Florestal (leia o histórico), congratula-se com seus eminentes 2.274 Engenheiros Florestais egressos e atuais Alunos, seus ilustres ex Diretores e Coordenadores, Professores, Técnicos Administrativos que ao longo dos anos colaboraram na construção do Curso e na consolidação da Engenharia Florestal no Brasil, e aos atuais Corpos Docente e Técnico Administrativo que atuam fazendo do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná referência no País.

A história do Curso de  Engenharia Florestal da UFPR se confunde com a história da Engenharia Florestal no Brasil, pioneiro no País graduou sua primeira turma em 1965, e conta com 2.274 Engenheiros Florestais egressos, entre os quais,  proeminentes profissionais na área. Além de  formar Engenheiros Florestais brasileiros muitos Alunos estrangeiros passaram pelo Curso, obtendo o diploma de Engenheiro Florestal ao longo destes 56 anos, latino americanos, africanos, europeus entre eles

O Curso de Engenharia Florestal da UFPR, tem sua última renovação de Reconhecimento pelo MEC em dezembro de 2015, possui o conceito preliminar de Curso 5, com o maior índice de CPC contínuo no último ciclo avaliativo do INEP-MEC (veja a relação de conceitos dos cursos), dentre os 55 Cursos de Engenharia Florestal do País que participaram da avaliação.

Apesar do Ensino Florestal no mundo ter-se iniciado na Academia Florestal de Tharandt - Alemanha, em 1811, no Brasil iniciou apenas em 1960, justamente com a Escola Nacional de Florestas. Nos anos 1964 e 1967 foram criados os Cursos de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa,  e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica-RJ, e na década seguinte mais sete Cursos foram criados, entre os quais os da Universidade Federal de Santa Maria, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ - USP, da Universidade de Brasília - UNB, da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. A partir dos anos de 1980, a profissão foi totalmente consolidada no País e vários Cursos forma criados nas mais importantes Universidades Federais com também em Instituições Privadas.

Atualmente no Brasil, 75 Cursos de Engenharia Florestal estão registrados no MEC, a maioria de Instituições Públicas Federais, em seguida de Instituições Públicas Estaduais e Municipais, mas também com vários cursos ofertados por Instituições de Ensino Superior Privadas. Estão espalhados pelo País, 13 localizados na região Sul, 16 na região Sudeste, 13 na região Centro-Oeste e DF, 20 na região Norte, 11 na região Nordeste. (Veja a relação completa dos Cursos registrados no MEC, 2016).

 

Prof. Umberto Klock - Coordenador


 

42ª SEMANA DE ESTUDOS FLORESTAIS


 


 

XXV Congresso Mundial da IUFRO 2019 - Visita COC

O CIFLOMA através das Coordenações dos Cursos de Engenharia Florestal, Graduação e Pós-graduação recebeu nesta data, 04 de maio de 2016, para reunião de apresentação o Comitê Organizador do XXV Congresso Mundial da IUFRO.

O Eng. Florestal Dr. Joberto Veloso de Freitas - Diretor de Pesquisa e Informações do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), formado no Curso de Engenharia Florestal da UFPR, é o Presidente do Comitê Organizador do Congresso (COC), tendo como Vice-Presidente a Enga. Florestal Dra. Yeda Maria Malheiros de Oliveira, Pesquisadora da EMBRAPA Florestas, também formada no Curso de Engenharia Florestal da UFPR. Também estiveram presentes a Dra. Patrícia Póvoa de Mattos, da EMBRAPA Florestas, Secretária-Executiva do COC e as colaboradoras Maristela da EMBRAPA e Cassia de Freitas do SFB, todos foram recepcionados pelos Professores Umberto Klock e Ana Paula Dalla Corte da Coordenação do Curso, Marcio Pereira da Rocha e Romano Timofeiczyk Junior da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação,  Graciela Inês Bolzon de Muniz, Coordenadora de Pesquisa da PRPPG e Vitor Afonso Hoeflich do DERE. 

O objetivo da reunião foi de apresentar o COC do XXV Congresso Mundial da IUFRO 2019, que será realizado em outubro de 2019 em Curitiba, sendo o primeiro Congresso da IUFRO (INTERNATIONAL UNION OF FOREST RESEARCH ORGANIZATIONS) a ser organizado na América Latina, desde sua fundação em 1893. O último Congresso Mundial da IUFRO foi realizado em 2014 na cidade norte americana de Salt Lake City. Outro objetivo foi convidar a UFPR através de seus Cursos de Engenharia Florestal, graduação e pós-graduação, Engenharia Industrial madeireira e outros afins para participarem da organização.

Os Profs. Umberto e Márcio deram as boas vindas aos integrantes do COC IUFRO Curitiba 2019, explanaram da importância da participação da UFPR e dos Cursos, ua vez que a UFPR é filhiada a IUFRO, e aguardam a formalização do convite a UFPR para envolvimento da comunidade (Professores e Alunos) do CIFLOMA na organização do Congresso.

Visita e reuniao da COC IUFRO2019 Curitiba

Da esquerda para a direita: Maristela (EMBRAPA), Prof. Márcio (CPGEF), Prof. Vitor (DERE), Prof. Romano (CPGEF), Dra. Yeda (EMBRAPA - Vice-presidente COC IUFRO 2019) Profa. Graciela (PRPPG), Dr. Joberto (SFB - Presidente COC IUFRO 2019) , Dra. patrícia (EMBRAPA - Secretária-Executiva COC IUFRO 2019, Profa. Ana Paula (CEF), Cassia (SFB) e Prof. Umberto (CEF).

Coordenação do CEF-UFPR