30 de Maio de 2018 - 58 anos do Curso de Engenharia Florestal

Em 30 de Maio de 1960, há 58 anos foi  assinado pelo Presidente da República Sr. Juscelino Kubitscheck o Decreto no. 48.247 de criação da ESCOLA NACIONAL DE FLORESTAS para funcionamento em Viçosa-MG, posteriormente transferida para a Universidade Federal do Paraná e hoje o CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL da UFPR.

A Coordenação do Curso de Engenharia Florestal parabeniza a todos os Servidores Docentes, Técnico-Administrativos, aos Discentes e aos 2.372 Engenheiros Florestais egressos pelas valiosas contribuições na construção destes 58 anos de história da ESCOLA DE FLORESTAS e da Engenharia Florestal no Brasil.

Acesse aqui o texto do Decreto de criação da ENF

 Prédio principal do Centro de Ciências Florestais e da Madeira - Curso de Engenharia Florestal da UFPR - 58 anos - 30 de maio de 2018 (Foto UKlock) 


 

 

EXAME DE APROVEITAMENTO - AVISO

ATENÇÃO ALUNOS INTERESSADOS EM REALIZAR EXAME DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO - 2018.1

- O prazo final para solicitação do Exame de Aproveitamento de Conhecimento em Disciplina(s) cursada(s), com reprovação apenas por nota - é 25 de MAIO de 2018.

- O período de realização dos exames é de 25 a 30 de Junho de 2018.

- A Solicitação deve ser realizada na Secretaria da Coordenação do Curso.

Prof. Umberto Klock - Coordenador 


 

 

Colação de Grau Turma 2017.2

Na noite de 17 de Abril de 2018, ocorreu a colação de grau  da turma de formandos de 2017.2. A solenidade da formatura aconteceu no Teatro da Reitoria e foi presidida pelo Diretor do Setor de Ciências Agrárias, Prof. Dr. Amadeu Bona Filho, compuseram a mesa o Coordenador do Curso e nome da Turma Prof. Dr. Umberto Klock, a Vice-Coordenadora e Patronese Profa. Dra. Ana Paaula Dalla Corte, o Paraninfo Prof. Dr. Antonio Higa, os Professores homenagiados, Professor Dr. Alessandro Camargo Angelo e Professor MSc. Décio José de Figueiredo e o Acad. Fernando Castro, presidente do CAEF.

Os 22 novos Engenheiros e Engenheiras Florestais são: Alexandre Alberto Basso Torkarski, Amanda Tainara Silvano Tadeu, André Filipe Ribas Fernandes, Bruno Somensari Dallegrave Góes, Dioney Perego, Gabriele Calle Bouças, Gert Jan Van de Riet, Guilerme Fleck, Heloisa Pscheidt, Karina Vanelli Koguta, Luiz Eduardo da Silva Pimenta, Marcelo Luvizotto Junior, Pamela Luana Poplade, Patríca Feldman Portela, Renan Dias, Renata Aguayo Lopes da Silva, Solo Remonatto Rizzi, Sthefanny Candido, Talita Walter dos Santos, Thais Fernanda Teodoro da Luz e Wesllen Schuhli Kieras, além de Ricardo de Arruda Camargo, que colou grau antecipadamente.

           Formandos 2017.2  Juramento dos Formandos

Comemoração

Fotos - Coordenação do Curso


 

Resultado da Seleção - BRAFITEC 2018-2019

MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA - BRASIL - FRANÇA 

A Banca de Seleção dos candidatos ao Edital DE SELEÇÃO - PROJETO BRAFITEC - UFPR-UEA-ESB 2018-2019, após análise de documentação e entrevistas, divulga a classificação dos candidatos a Bolsistas:

RESULTADO:

 CLASSIFICAÇÃO EDITAL de SELEÇÃO (acesse aqui  arquivo pdf.)

Coordenação do Projeto Brafitec
Coordenações dos Cursos EF e EIM


 

Classificação da Seleção do Programa BRAFAGRI 2018

DIVULGAÇÃO DE RESULTADO - CLASSIFICAÇÃO

A Banca de Seleção dos Candidatos  a Bolsistas inscritos no Edital Intercambio na AGROPARISTECH – Centro de Nancy – França Projeto: ESALQ/USP – UFPR e AGROPARISTECH Biênio 2018/19 - Alunos: Curso de Engenharia Florestal – UFPR

Acesse aqui a classificação (arq. pdf)

Coordenação do Curso


 

Tutoria Acadêmica do Curso - Atualizada

PROGRAMA DE TUTORIA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 2018.1

A partir do primeiro semestre de 2018, o Colegiado do Curso através da Coordenação  implanta o Programa de Tutoria Acadêmica de Engenharia Florestal que vai atender aos Alunos, o Regulamento está de acordo com o disposto na Resolução nº 95-A/15 – CEPE e atende ao estabelecido pela Instrução Normativa nº 02/3016 – PROGRAD/PRAE da UFPR.

 QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PROGRAMA?

O objetivo do Programa de Tutoria é a promoção da melhoria de desempenho acadêmico de seus Discentes, por meio do acompanhamento das atividades formativas por tutores vinculados ao Curso de Engenharia Florestal. 

QUEM PARTICIPARÁ DO PROGRAMA?

Os Tutorados serão todos os alunos, regularmente matriculados no Curso de Engenharia Florestal do 1o Período (ingressantes) e aqueles dos demais períodos que necessitarem de acompanhamento por solicitação do Colegiado do Curso.

QUEM SERÃO OS TUTORES?

O Tutor será um agente pertencente a Universidade Federal do Paraná e vinculado ao Curso de Engenharia Florestal:

NESTE SEMESTRE 2018.1, serão Professores e Professoras ocupantes de cargos efetivos nos Departamentos de Ciências Florestais - DECIF, de Engenharia e Tecnologia Florestal - DETF e de Economia e Extensão Rural - DERE, que ministram disciplinas no Curso de Engenharia Florestal.

Como se dará o acompanhamento do Aluno Tutorado pelo Tutor?

A vigência de cada grupo de tutoria será de 1 semestre, com número mínimo de 03 (três) atendimentos por semestre, com tempo mínimo de 01 (uma) hora cada atendimento, podendo ser prorrogado, continuadamente, a pedido do grupo com a anuência do Colegiado.

Regulamento de Programa de Tutoria Acadêmica do Curso de Engenharia Florestal

Para saber de mais detalhes Acesse aqui o arquivo completo do Regulamento(arq. pdf)

Ficha de Acompanhamento da Orientação de Tutoria (baixar aqui:  arq. pdf - arq. docx)

 ACESSE A SEGUIR

 RELAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES PARA OS ALUNOS INGRESSANTES EM 2018.1 

 Observação aos alunos: 

 Entrar em contato com o Professor(a) Tutor (a) por e-mail até o dia 15 de Março.

          Qualquer dúvida converse com o Prof. Umberto Klock - Coordenador do Curso.

 


 

 

EDITAIS DE MONITORIA - DECIF e DETF

Estão abertas as incrições para o Programa de Monitoria 2018 - PID e PIM de Disciplnas dos Departamentos Profissionalizantes:

Acesse os Editais dos Departamentos:

CIÊNCIAS FLORESTAIS - DECIF

ENGENHARIA E TECNOLOGIA FLORESTAL - DETF


 

SEMANA DE RECEPÇÃO - CALOUROS 2018.1

Aos Alunos ingressantes no primeiro semestre de 2018:

Acesse aqui a programação da Semana de Recepção - de 19 a 23 de fevereiro de 2018.

Programação (arq. pdf)
Informações (arq. pdf)

Dúvidas poderão ser esclarecidas na Coordenação - telefone - 41 - 3360 4206 - E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.