ATRIBUIÇÕES

Atribuições

A Engenharia Florestal atrai pessoas que não se contentam apenas com gabinetes e laboratórios, mas sim pessoas que procuram trabalhos que reúnam tecnologia sofisticada com atividade ao ar livre. Podemos reconhecer três grandes campos de atuação nesta profissão:

Produção Florestal compreende a implantação, manutenção, manejo e utilização de plantações florestais e de florestas naturais. Isto envolve o estudo de sementes, técnicas de produção de mudas, melhoramento genético, estabelecimento de plantios, medições e monitoramento, proteção contra o fogo e agentes bióticos, colheita e transporte de madeira, agrossilvicultura e outros aspectos da produção florestal.

Ecologia Aplicada representa uma importante área de atuação, em razão dos múltiplos desafios criados pela necessidade de conhecer melhor os ecossistemas para compatibilizar o desenvolvimento com a manutenção da biodiversidade. O estudo da flora, climas e solos, o manejo da fauna e de bacias hidrográficas, a recuperação de áreas degradadas, o manejo de parques, áreas naturais e ecossistemas urbanos são, entre outros, os campos de conhecimento necessários para fazer frente a estes desafios.

Tecnologia de Produtos Florestais está ligada à transformação da matéria-prima árvore nos mais diferentes produtos, desenvolvimento de processos industriais, estudos de adequação de matéria-prima para utilização industrial, estudos tecnológicos de química dos processos de produção de polpa e papel, tecnologias de desenvolvimento e utilização de produtos florestais, caracterização tecnológica de madeiras a partir de propriedades anatômicas, físicas e mecânicas, utilização da biomassa florestal para produção de energia, controle e gerenciamento de qualidade na indústria madeireira. 

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco