REQUERIMENTOS

Requerimentos Acadêmicos:

Neste espaço estão disponíveis os formulários de requerimentos acadêmicos para diversas solicitações dos Acadêmicos de Engenharia Florestal.

Observar que cada solicitação tem seu formulário próprio, e quando não estiver disponível, utilizar o formulário de requerimento geral.

Como Proceder?

  1. Verificar qual é sua solicitação, fazer download do modelo correspondente.
  2. Preencher de forma legível todos os dados exigidos no formulário.
  3. Descrever de forma clara e legível sua solicitação e justificativa se for exigida. Datar e assinar.
  4. Anexar cópia de documento se necessário.
  5. Entregar na Secretaria da Coordenação para encaminhamento e abertura de processo administrativo.

Formulários 

1 – Alteração de Cadastro

Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário apresentar cópia autenticada do documento que comprove a alteração solicitada. Entregar requerimento no NAA.

2 –

Requerimento Geral - NAA

Requerimento Geral - Coordenação

Apresentar no NAA ou na Coordenação do Curso, conforme o assunto do requerimento.

3 – Disciplina Eletiva

Para alunos da UFPR. No requerimento deve constar carimbo e assinatura do chefe de Departamento, bem como do Coordenador de Curso, após entregar no NAA. Solicitação máxima de três disciplinas. (Res. 37/97 – CEPE, arts. 55 a 59). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

4 – Disciplina Isolada

Pessoas não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído. Preencher o requerimento constando carimbo de assinatura do Chefe do Departamento, após entregar no NAA com cópia do RG, CPF e comprovante de conclusão do ensino médio. Solicitação máxima de três disciplinas. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

5 – Cancelamento Registro

Cancelar o registro na UFPR. Entregar requerimento no NAA.

6 – Cancelamento de Disciplina

Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação. Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

7 – Equivalência de Disciplina

Para uso no ingresso do aluno à UFPR ou para créditos obtidos por meio de convênio.  Preencher o requerimento e entregar na Coordenação de Curso, atenção à documentação solicitada.

8 – Trancamento de curso

Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação. (Res 37/97 – CEPE, arts. 61 a 64). Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

9 – Transferência ex-ofício

Preencher o requerimento e entregar no NAA. Atenção à documentação solicitada.

10 – Aproveitamento de Conhecimento

Para alunos que reprovaram na disciplina por nota e obtiveram frequência igual ou superior a 75%. Permitido solicitar o exame uma única vez na mesma disciplina. Aluno poderá solicitar no máximo dois exames por período acadêmico (semestre/ano). Entregar na Coordenação de Curso. (Res. nº 92/13 – CEPE). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

11 – Adiantamento de Conhecimento

Para alunos que não cursaram a disciplina, mas aleguem possuir domínio de conhecimento do conteúdo. O requerimento deve acompanhar documentos comprobatórios e ser entregue na Coordenação de Curso. (Res. nº 92/13 – CEPE). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

12 – Permanência no curso

Para alunos que concluíram o curso de graduação no qual exista mais de uma habilitação e pretendem obter outra habilitação no mesmo curso, cabendo apenas uma colação de grau, a qual deverá ocorrer necessariamente ao término da primeira habilitação. (Res. nº 37/97 – CEPE, art.120). O formulário deverá estar acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação.  Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

13 – Termo de Opção

Para alunos que optem pelo enquadramento de um currículo do seu curso.

 14 – Mudança de Habilitação

Requerida diretamente à Coordenação do curso, deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada ao NAA para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento. (Res. nº 37/97 – CEPE, art. 36). O formulário deverá esta acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

15 – Formulário Correção de matrículas

Requerimento utilizado pelas Coordenações do curso e encaminhado ao NAA. Usado para solicitações de matrículas que ainda possuam erros de responsabilidade da Instituição, após o período de ajustes de matrículas junto a coordenação do curso. Solicitação realizada até o primeiro dia útil do último mês letivo do ano/semestre para o qual vigorará a matrícula (Res. 37/97 – CEPE, art. 46, parágrafo único. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

Observar que as datas para muitas solicitações estão previstas no calendário acadêmico do ano corrente, bem como algumas solicitações estão normalizadas em resoluções e regulamentos da UFPR e do Curso respectivamente.

 

 

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