Quem Somos

O Laboratório de Incêndios Florestais vem desenvolvendo pesquisas desde 1982, contando atualmente com instalações e equipamentos que permitem a realização de aulas e o desenvolvimentos de pesquisas financiadas por instituições de fomento e por empresas privadas. São desenvolvidas pesquisas sobre o papel do fogo nos ecossistemas florestais, os efeitos produzidos nos ecossistemas, relação flora e fogo, fauna e fogo, pesquisas sobre prevenção e combate aos incêndios florestais, desenvolvimento e avaliação de métodos para prevenção, pesquisas sobre prevenção e combate aos incêndios florestais, desenvolvimento e avaliação de métodos para prevenção.

Atuam diretamente ligados ao Laboratório de Incêndios Florestais os seguintes pesquisadores:

Ronaldo Viana Soares, Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (1965), mestrado em Engenharia Florestal pelo Centro Agronômico Tropical de Enseñanza Investigacion, CATIE, Costa Rica (1972), doutorado em Engenharia Florestal pela University of Washington, UW, Estados Unidos (1977), Pós-Doutorado pela University of California, UC, EUA (1992), é professor titular do Departamento de Ciências Florestais da UFPR e atua na linha de pesquisa ecologia, controle e uso do fogo da área de concentração Conservação da Natureza.

Antonio Carlos Batista, Engenheiro Florestal formado pela UFPR (1979), aperfeiçoamento / especialização em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), mestrado em Silvicultura pelo Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR (1984), doutorado em Silvicultura pelo Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR (1995), é professor associado do Departamento de Ciências Florestais e atua na linha de pesquisa ecologia, controle e uso do fogo da área de concentração Conservação da Natureza.

Alexandre França Tetto, Engenheiro Florestal pela UFPR (1997), Mestre em Ciência Florestal pela UFPR (2007), Doutor em Engenharia Florestal na área de Conservação da Natureza pela UFPR (2012). É professor adjunto do Departamento de Ciências Florestais e atua na linha de pesquisa: estatística de incêndios florestais, controle e uso do fogo desenvolvendo projetos sobre índices de perigo de incêndios florestais, ocorrência de incêndios florestais em Unidades de Conservação.

Ernandes Aparecido Saraiva, bacharel em Sistemas de Informação UFPR (2004), mestrado em Engenharia Elétrica na área de telecomunicações e propagação eletromagnética  UFPR (2006), Doutorado em Engenharia Florestal na área de conservação da natureza UFPR (2011), Pós-doutorado pelo projeto de inovação tecnológica da Capes no curso de Pós Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, atua na área de conservação da natureza com detecção de incêndios florestais utilizando técnicas do sensoriamento remoto, propagação eletromagnética e radar meteorológico.

Celso Darci Seger, Biólogo pela UFPR (1990)Mestre em Engenharia Florestal na área de Conservação da Natureza pela UFPR (2006), Doutor em Engenharia Florestal na área de Conservação da Natureza pela UFPR (2011-2015). Atua em projetos de pesquisa voltados à ecologia e monitoramento da fauna em unidades de produção florestal de empresas florestais contempladas com a certificação florestal – FSC. Também atua na elaboração e implantação de planos de manejo em unidades de conservação, estudos de impacto ambiental (EIA), programas de turismo de natureza e programas de educação ambiental. Desenvolve projeto de pesquisa para caracterização do material combustível e análise do comportamento do fogo em vegetação de estepes do estado do Paraná.

Igor Kiyoshi TakashinaGraduando do curso de Engenharia Floresta pela UFPR. Atualmente é bolsista de iniciação científica e desenvolve pesquisa com inflamabilidade de espécies florestais para o manejo do fogo em áreas de reflorestamento e da interface urbano-rural.

Bruna Kovalsyki, Engenheira Florestal formada pela UFPR (2013), mestranda na área de Conservação da Natureza pelo Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, com ênfase em incêndios florestais.

Marília Thiara Rodrigues Basniak, Bacharel em Gestão Ambiental (2009) e Esp. em Análise Ambiental (2013),  mestranda em Engenharia Florestal, área de concentração de Conservação da natureza pela Universidade Federal do Paraná, possui experiência profissional nas áreas de manejo de unidades de conservação, avaliação de impactos ambientais e diagnósticos socioambientais. Também possui experiência em sistemas de gestão ambiental e de qualidade.