Setor de Ciências Agrárias
Centro de Ciências Florestais e da Madeira












O Programa de de Pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR surgiu em conseqüência da consolidação do curso de graduação e a necessidade de evolução no ensino florestal. Inicialmente o nível de titulação criado foi o de mestrado, posteriormente o doutorado e mais recentemente o pós-doutorado.

O Mestrado em Engenharia Florestal, o primeiro no país nesta modalidade, foi criado em 1972, graças a iniciativa da Universidade Federal do Paraná e do grande apoio advindo do Convênio Internacional estabelecido com a Universidade Albert Ludwig de Freiburg, Alemanha. Foi credenciado pelo Ministério da Educação e Desporto do Brasil em 1976, através do processo n.º 1730/72, tendo o seu parecer n.º 826/76 aprovado em 12/03/76 pelo Conselho Federal de Educação e publicado no Diário oficial da União em 18/05/76. O primeiro recredenciamento desse Curso deu-se através do processo n.º 2003/80 com o Parecer n.º 130/82, aprovado em 04/02/82 pelo Conselho Federal de Educação e publicado no Diário Oficial da União em 06/05/82.

O Doutorado, criado em 1982, foi proposto e aprovado pela Universidade Federal do Paraná, após bem sucedida experiência com o Mestrado, tornando-se o primeiro Curso nesta modalidade no Brasil e na América do Sul. Em 1987 o Curso de Doutorado foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação, através do Processo n.º 23038.003787/86-56 com Parecer exarado sob n.º 654/87 e publicado no Diário Oficial da União em 23/09/1987.

A Universidade Federal do Paraná, no seu dedicado esforço em cumprir sua função de gerar e universalizar conhecimentos para a sociedade, aprovou o programa formal de Pós-Doutorado, como processo de polir recursos humanos, que sejam capazes de conceber novas teorias, comprová-las para consolidar a ciência e inovar tecnologias com a finalidade precípua em disponibilizar a ciência gerada para o consumo da sociedade, melhorando a sua qualidade de vida e protegendo os recursos biosfera. Em 12 de dezembro de 1997, o relator, membro da 2ª Câmara do CEPE, apresenta o parecer favorável sobre a proposta formal de Pós-Doutorado na sessão plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), sendo aprovado por unanimidade.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, objetiva ensinar o pós-graduando a ligar o campo teórico ao campo aplicado da Ciência Florestal e vice-versa, cujo instrumento fundamental da ligação é a investigação científica profunda, pormenorizada e dentro de uma especificidade, onde o domínio do setor deve ser considerado ilimitado.

Os pós-graduandos devem se sentir aptos a buscar novos conhecimentos técnico-científicos na área de sua especialidade, os quais lhes proporcionarão condições para proporem soluções inovadoras, criativas e idéias para a solução dos problemas do ensino, da pesquisa, da economia e das políticas condutoras dos recursos naturais renováveis de uma comunidade regional, nacional e mesmo internacional.

O Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal estão contribuindo para a formação de professores e pesquisadores para outras Universidades, Institutos de Pesquisa e Empresas, o que lhes confere status pioneiro e consolidados na geração de profissionais qualificados para atuarem no processo de desenvolvimento deste importante segmento da economia nacional.

Ressalta-se ainda, o contínuo envolvimento dos cursos com estudantes de outros países, incluindo os países vizinhos da América do Sul, ultrapassando o Atlântico e chegando ao Continente Africano.

O Mestrado e Doutorado destacam-se ainda pela abrangência do conhecimento discutido no seu programa acadêmico, permitindo-se que as pesquisas sejam executadas em todos os campos da Engenharia Florestal, envolvendo aspectos relevantes da atualidade, como nos campos das ciências ambientais, da silvicultura de espécies nativas e exóticas, do manejo de florestas naturais e plantadas, da tecnologia de produtos florestais e dos aspectos atinentes à economia e política dos recursos florestais existentes no país.

O curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal promovido pela Universidade Federal do Paraná, tem por objetivo e finalidade a formação de pessoal que se destina ao magistério superior, à investigação científica e a execução de trabalhos especializados nos campos de consultoria e desenvolvimento tecnológico nas empresas.






Av. Lothário Meissner, 900 - Jardim Botânico - Campus III
80210-170 - Curitiba - Paraná - Brasil
Fones: (41) 3360-4211 - 3360-4212
http:// www.floresta.ufpr.br/pos-graduacao
pgflorestas@ufpr.br