Setor de Ciências Agrárias
Centro de Ciências Florestais e da Madeira




:: currículos e disciplinas








O currículo do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal foi estabelecido pela resolução 81/01, de 23 de novembro de 2001, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR. A oferta das disciplinas obedece grade de oferta de disciplinas.

As disciplinas da área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais são definidas de acordo com o plano de pesquisa estabelecido com o professor orientador, devendo o aluno ingresso em linhas de pesquisa da área, cursar 50% das disciplinas específicas da área.

As disciplinas da área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais são as seguintes:

AT701 - ANATOMIA E IDENTIFICAÇÃO DE MADEIRAS
Créditos: 04 - Carga Horária: (30-60-00) 90 horas
Graciela Inez Bolzon de Muniz
AT 702 - PROPRIEDADES DA MADEIRA
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Jorge Luis Monteiro de Matos

    Propriedades Físicas da Madeira: Massa Específica. Anisotropia de Contração. Coeficiente de Retratibilidade. Propriedades Térmicas da Madeira Poder Calorífico. Calor Específico. Propriedades Elétricas. Resistência Elétrica. Propriedades Dielétricas. Propriedades Acústicas. Som, Freqüência, Velocidade do Som, Intensidade do Som. Isolamento Acústico. Propriedades Mecânicas da Madeira. Introdução. Normas Técnicas. Caracterização das Propriedades. Métodos de Amostragem. Resistência dos Materiais.Elasticidade. Lei de Hooke. Módulo de Elasticidade. Flexão Estática. Compressão Paralela às Fibras. Determinação da Resistência à Compressão Paralela. Determinação do MOE à Compressão Paralela. Compressão Perpendicular às Fibras. Determinação da Resistência à Compressão Perpendicular.Determinação do MOE à Compressão Perpendicular. Tração. Resistência à Tração Paralela às Fibras. Resistência à Tração Perpendicular às Fibras. Cálculo do MOE Tração. Flexão Dinâmica ou Resistência ao Choque. Trabalho Total Absorvido. Cálculo do Coeficiente de Resiliência. Cisalhamento. Determinação da Resistência ao Cisalhamento. Dureza. Dependência das Propriedades Mecânicas e Elásticas da Madeira. Influências Internas e Externas Sobre a Resistência das Madeiras.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 703 - RELAÇÃO ÁGUA-MADEIRA
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas

    Estrutura molecular da celulose e lignina. Fenômeno de absorção. Tensão de vapor de água por material celulósico. Absorção seletiva de soluções. Estrutura interna da madeira e sua acessibilidade à água. Termodinâmica de absorção. Retratabilidade e inchamento. Difusão de água e vapores. Análise gerais sobre o fluxo de água em madeiras. Estrutura molecular da celulose e lignina. Tensão de vapor de água por material celulósico. Absorção seletiva de soluções. Estrutura interna da madeira e sua acessibilidade à água. Termodinâmica de absorção. Retratibilidade e inchamento. Difusão de água e vapores. Análises gerais sobre o fluxo de água em madeiras.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 704 - SECAGEM DE MADEIRA
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas

    Tipos de secagem. Relação do processo de secagem. Princípios da secagem ao ar livre. Pré-secadores. Secagem artificial convencional. Secagem á alta temperatura. Outros métodos. Fatores que afetam a secagem. Empilhamento. Equipamento de secagem. Controle de secagem e programa de secagem.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 705 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE POLPA CELULÓSICA
Créditos: 04 - Carga Horária: (45-45-00) 90 horas
Umberto Klock

    A produção de polpas celulósicas no Brasil e no mundo. Matérias-primas fibrosas para produção de polpas. Preparação das matérias-primas para a fabricação de polpa celulósicas. Introdução à obtenção de polpas celulósicas. Processos de produção. Classificação. Produção de pastas de alto rendimento. Processos semi químicos. Processos químicos de produção de polpas celulósicas. Processos alcalinos. Processos ácidos. Outros processos de produção de pastas celulósicas. Processo Sulfito. Química do Processo Sulfito. Descrição geral do processo químico Kraft. Processo Sulfato (Kraft). Química do Processo Sulfato (Kraft). Cozimento. Sistema de Recuperação. Elementos básicos de branqueamento de polpas celulósicas. Tratamento de água e efluentes.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 706 - BIODEGRADAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MADEIRA
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas

    Degradação da madeira: agentes degradadores da madeira, agentes biodegradadores da madeira (bactérias, fungos, insetos, brocas marinhas). Danos causados por fungos: fungos apodrecedores, fungos manchadores, fungos emboloradores, mancha química. Reconhecimento de ataque de fungos. Métodos para evitar a deterioração da madeira por ataque de fungos. Agentes biodegradadores da madeira. Agentes biodegradadores da madeira: Isoptera. Castas de cupins, hábitos dos cupins. Cupins em áreas urbanas. Espécies de maior importância econômica. Medidas de proteção contra cupins. Brocas marinhas: moluscos e crustáceos. Controle de brocas marinhas. Propriedades dos preservantes. Preservantes oleosos. Preservantes oleossolúveis. Preservantes hidrossolúveis. Principais produtos preservantes do mercado. Fatores que influenciam na eficiência dos preservantes de madeiras. Determinação da eficiência dos preservantes de madeiras. Métodos de tratamentos preservantes de madeiras sem pressão ou caseiros. Métodos de tratamentos preservantes de madeiras com pressão ou industriais.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 707 - LAMINAÇÃO, PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE COMPENSADOS
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Setsuo Iwakiri

    Capítulo I - ADESÃO E ADESIVOS: Introdução;Conceitos de adesão; Princípios básicos da colagem de madeiras; Fatores que influenciam na colagem de madeiras; Características e propriedades de adesivos para madeira; Extensores e Materiais de enchimento. Capítulo II – LAMINAÇÃO: Introdução; Armazenamento de toras; Descascamento, conversão e aquecimento das toras; Processos de obtenção de lâminas; Equipamentos para laminação; Facas e barras de pressão no torno e faqueadeira; Transporte de lâminas e uso de guilhotinas; Secagem de lâminas; Classificação. Capítulo III – COMPENSADOS: Introdução; Junção de lâminas; Preparação e aplicação de adesivo; Montagem dos Compensados; Acabamento das chapas; Propriedades dos compensados; Normas; Aspectos econômicos das indústrias Laminadoras e de compensados.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 708 - PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CHAPAS DE COMPOSIÇÃO
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Setsuo Iwakiri

    Capítulo I - Processo de produção de chapas de madeira aglomerada: matéria-prima; geração de partículas de madeira; Secagem e classificação; Aplicação de adesivo e aditivos químicos; Formação do colchão; Prensagem e acabamento das Chapas; Classificação. Capítulo II – Processo de produção de chapas de fibras: matéria-prima; Métodos de desfibramento da madeira; Processos de formação das chapas isolantes, duras e MDF; Classificação. Capítulo III – Processo de produção de chapas minerais: Matéria-prima; geração de partículas de madeira; Mistura dos componentes das chapas; Formação do colchão; Prensagem e acabamento das chapas; Classificação. Capítulo IV – Propriedades das chapas de composição; Normas; Aspectos econômicos das indústrias de chapas de composição.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 709 - METODOLOGIAS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE MADEIRAS
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Graciela Inês Bolzón de Muñiz

    Instrumentos e utensílios. Métodos de preparação do material. Substâncias e técnicas de desidratação. Substâncias e técnicas de montagem de lâminas. Instrumentos óticos e fotográficos. Recursos óticos em microscopia. Desenhos microscópicos. Técnicas de tomada de fotografias microscópicas.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 710 - PLANEJAMENTO INDUSTRIAL
Créditos: 03 - Carga Horária: (45-00-00) 45 horas

    Sequências organizadoras do planejamento industrial: Motivos e objetivos. Fases principais do planejamento. Fase de estudo de viabilidade Fase de financiamento. Fase de execução, formas de implantação. Contratos a serem considerados. Cronograma e custos do planejamento industrial. Estudo reais na indústria madeireira.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 711 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE PAPEL
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Umberto Klock

    História da fabricação do papel. A produção de papel no Brasil e no mundo. Matérias-primas: fibras, adesivos, aditivos, cargas, revestimentos. Tipos de papel: feitos a mão, industriais, especiais. Operações preliminares na fabricação: controle de depósitos, refinação. Máquinas de papel: tipos,caixa de entrada, mesa formadora, seção de prensagem, seção de secagem, serragem, seção de bobinamento. Propriedades do papel:físicas, óticas e mecânicas. Normas técnicas. Avaliação das propriedades do papel.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 712 - ESTÁTICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS.
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Jorge Luis Monteiro de Matos

    INTRODUÇÃO. Momento estático, centro gravidade de figuras planas, centro de gravidade de um retângulo, triângulo, semicírculo, áreas compostas. Momento de inércia, raio de giração, produto de inércia, translação dos eixos de inércia, momento de inércia das superfícies planas mais comuns. Rotação de inércia, círculo de Mohr, elipse central de inércia. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: Introdução,fundamental,ações moleculares, deformações, elasticidade, limite de elasticidade, lei de Hooke, deformabilidade transversal. Princípio da superposição, limites práticos das tensões dos materiais, efeito da consideração do peso próprio, sólidos igual resistência. Materiais homogêneos associados, flexão simples, diagrama dos momentos fletores, estudo das peças sob flexão simples, hipótese de Bernouilli, lei de Navier, posição da linha neutra, equação do equilíbrio elástico. Cálculo das dimensões transversais, diagramas de flexão. Deformações na flexão, relação entre esforço, curvatura e momento fletor, deformação máxima da linha elástica. Força cortante simples, princípio reciprocidade das tensões tangenciais diagrama dos esforços cortantes. Torção simples, preliminares, equação da estabilidade, aplicações. Esforços combinados, flexão normal e força normal, equação da estabilidade.Quando o material não resiste a tração. Flambagem, estudo teórico, estudo empírico, considerações norma brasileira.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 713 - PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE VIGAS LAMINADAS
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Jorge Luis Monteiro de Matos

    Descrição e métodos construtivos. Madeira. Qualidade minima da madeira. Resistência da madeira. Espessura das lâminas e tábuas. Teor de umidade. Posicionamentodas lâminas. Tratamento da madeira Composição das vigas. Composição com colas. Emendas. Conclusões sobre uso de emendas. Dimensionamento de vigas de madeira laminada colada. Peças submetidas a flexão.Procedimentos para fabricação de vigas de madeira. Laminada colada. Escolha do adesivo. Seleção das tábuas e lâminas. Dimensionamento do sistema de prensagem. Dimensionamento de vigas. Cálculos para dimensionamento de viga laminada reta para telhado

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 714 - PROCESSAMENTO MECÂNICO DA MADEIRA
Créditos: 03 - Carga Horária: (45-00-00) 45 horas
Ricardo Jorge Klitzke

    Teoria do corte da madeira. Concepção das ferramentas. Máquinas e condições de corte. Desgaste, afiação e manutenção. Usinagem e conseqüências sobre o meio ambiente. Noções sobre novas tecnologias (laser, jato alta pressão).

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 715 - ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTAL
Créditos: 04 - Carga Horária: (30-30-30) 90 horas
Dimas Agostinho da Silva

    Biomassa florestal. Carbonização. Desificação. Produção de metanol e etanol. Tecnologia de queima. Equipamentos. Avaliação da biomassa. Resíduos de indústria. Pirólise. Hidrólise. Tecnologia de carbonização. Qualidade do carvão vegetal. Densificação. Cálculo.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 716 - LOGÍSTICA INDUSTRIAL
Créditos: 04 - Carga Horária: (60-00-00) 60 horas

    Logística – Função essencial na Indústria Madeireira. Gerenciamento de materiais. Gerenciamento de distribuição física. Coordenação logística. Componentes do sistema logístico. Transportes, comunicações, armazenagem, controle de estoques, movimentos de materiais. Nível de serviço. Dimensionamento do sistema logístico. Administração do sistema logístico. O produto. Operação do sistema logístico. Teoria de localização. Logística internacional. Relação entre a logística e as funções administrativas na indústria.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 718 - TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS
Créditos: 02 - Carga Horária: VARIÁVEL horas (00-00-00)
Professores da área de concentração ou formação
. Palestras e conferências. Nesta disciplina serão oferecidas oportunidades específicas para um ou mais alunos interessados em tópicos especiais relacionados com os últimos desenvolvimentos no campo da tecnologia florestal.
clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 719 - CONTROLE DE QUALIDADE
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Ghislaine Miranda Bonduelle

    Aspectos gerais : conceitos, benefícios, histórico e tendências da qualidade. Auditorias da qualidade. Métodos de custeio : ABC, custo padrão, custos da qualidade. Métodos de controle de processos e produtos:Cartas de controle, capacidade de processos, ferramentas de análise e planejamento (tradicionais e sete novas ferramentas). Filosofias japonesas : JIT/Kanban, CCQ, Kaizen e Brainstorming.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 720 - PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Ghislaine Miranda Bonduelle
AT 721 - QUÍMICA DA MADEIRA
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Umberto Klock

    Aspectos gerais da utilização da madeira. Estrutura anatômica da madeira. Características das madeiras de coníferas e folhosas. Estrutura e Ultraestrutura da Parede Celular. Distribuição dos constituintes químicos na parede celular. Constituição Química da Madeira: Componentes químicos, substâncias macromoleculares, substâncias de baixo peso molecular. Análise química da madeira, problemas da análise, amostragem e preparação de amostras. Reações químicas da madeira. Celulose, estrutura química, reações, derivados, ocorrência. Polioses (Hemiceluloses): estrutura química, reações, derivados, ocorrências. Lignina, estrutura química, reações, derivados , ocorrência. Materiais acidentais, formação, tipos ocorrência, utilização. Material inorgânico. Tecnologia química da madeira: produtos obtidos a partir da madeira, dos componentes químicos. Aplicações.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 722 - CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas

    Automação da produção na Indústria madeireira. Flexibilidade da produção e o aumento da produtividade. Automação e a melhoria das condições de trabalho. Automação de máquinas. Linhas automatizadas e informatização na Indústria madeireira. Utilização da robótica aplicada na Indústria madeireira. Sistemas automatizados e transmissores. Mecatrônica na Indústria madeireira. Otimização do processo. Gestão da produção. Máquinas de classificação. Detecção das características de qualidade em função da propagação de ondas. Detecção da qualidade da superfície através de sensores óticos. Visitas técnicas à Indústrias madeireiras de transformação primária e secundária.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 723 - TÉCNICAS DE SERRARIAS
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Márcio Pereira da Rocha

    Introdução, definição de serrarias, classificação de serrarias. Avaliação do desempenho em serrarias. Operações de desdobro: desdobro principal e desdobro secundário. Planejamento para instalação de uma serraria. Divisão de uma serraria. Layout. Projeto físico de implantação. Técnicas de serrarias: técnicas convencionais e técnicas modernas. Sistemas de desdobro. Obtenção de toras, desdobro e secagem. Defeitos da madeira serrada. Manutenção de serras. Planejamento e controle da produção.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 724 - ENGENHARIA DE AMBIENTE NA INDÚSTRIA FLORESTAL
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Dimas Agostinho da Silva

    Legislação ambiental relativa à atividade na florestal. Gestão ambiental na indústria. Poluição. Prevenção de poluição. Ciclo dos elementos relacionados a atividade florestal. Impacto ambiental da atividade florestal. Impacto ambiental nos seguimentos da indústria de base florestal. Tratamentos de efluentes líquidos, emissões atmosférica e resíduos sólidos. Análise do ciclo de vida de produtos florestais. Normatização. Análise custo-benefício.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 725 - TÉCNICAS DE ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADA A TECNOLOGIA DE PRODUTOS FLORESTAIS
Créditos: 03 - Carga Horária: (30-30-00) 60 horas
Jorge Luis Monteiro de Matos

    Introdução. Técnicas de Aplicação da Analise Multivariada na Pesquisa em Tecnologia de Produtos Florestais. Organização dos Dados. Aspectos Básicos da Álgebra de Matrizes e Vetores. Distribuição Normal Multivariada. Inferências Sobre o Vetor Média. Comparação de Várias Médias Multivariadas. Modelos de Regressão Linear Multivariadas. Estrutura da Analise de Covariancia. Componentes Principais. Analise de Correlação Canônica.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 726 - GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Créditos: 03 - Carga Horária: (45-00-00) 45 horas
Umberto Klock

    Aspectos fundamentais no gerenciamento da inovação. Estratégias no gerenciamento da inovação tecnológica. Grupos e equipes no processo de inovação. A inovação através de contatos e ligações externas efetivas. A velocidade das mudanças tecnológicas, benefícios e perigos. Difusão da inovação. A recompensa e o estimulo para a inovação na empresa. Gerenciamento da equipe criativa. Implementação e auditoria da inovação.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 727 - QUALIDADE TECNOLÓGICA DA MADEIRA
Créditos: 03 - Carga Horária: (45-00-00) 45 horas
Graciela Inês Bolzón de Muñiz

    Taxonomia. Anatomia e filogenia. Anatomia e ecologia. Considerações sobre o estudo anatômico da madeira. Qualidade e uso da madeira. Espécie vegetal, massa especifica, umidade da madeira, proporção lenhos inicial e tardio. Largura dos anéis de crescimento. Influência da idade da árvore. Variação dentro do tronco (lenho juvenil e lenho adulto, cerne,/alburno). Considerações sobre as práticas silviculturais. Efeitos da fertilização na qualidade e na utilização da madeira . Densidade, Anatomia da madeira. Orientação da grã. Composição química. Outras propriedades. Parede celular e alguns nutrientes. Metodologias de caracterização tecnológicas de madeiras. Variabilidade das propriedades da madeira e conseqüências de diferenças estruturais, desde a ultra-estrutura da parede celular até as geográficas. Correlações entre a estrutura anatômica a qualidade da madeira. Avaliação da qualidade da madeira em tora e madeira serrada. Normalização e certificação e qualidade.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"


AT 728 - PRÁTICAS DE DOCÊNCIA EM TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS
Créditos: 02 - Carga Horária: VARIÁVEL horas (00-00-00)
Professores da área de concentração

    A disciplina tem por finalidade oferecer aos estudantes a prática na docência em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, possibilitando ao mesmo o exercício da metodologia do ensino superior nos aspectos referentes preparação de aulas, transmissão do conhecimento, atualização dos conhecimentos, contato com os estudantes, formas de avaliação, utilização de recursos didáticos e demais aspectos envolvidos na prática da docência.

    clique aqui para visualizar a "ementa da disciplina"






 
Av. Pref. Lothário Meissner, 900 - Jardim Botânico - Campus III
80210-170 - Curitiba - Paraná - Brasil
Tel: (041) 3360-4212 - Fax: (41) 3360-4211
http:// www.floresta.ufpr.br/pos-graduacao
pinheiro@floresta.ufpr.br