Setor de Ciências Agrárias
Centro de Ciências Florestais e da Madeira




:: LABORATÓRIOS








A área de Manejo Florestal sempre se fundamentou no princípio que a melhor estrutura laboratorial é a própria floresta. As instalações do curso de Engenharia Florestal até o ano de 2000 eram bastante acanhadas e com pouco espaço para laboratórios. Mesmo assim, o laboratório de Fotogrametria, Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto em geral, desde o início da Escola de Florestas da UFPR, sempre foi uma referência nacional e pólo de formação de dezenas de profissionais que atuam nessa subárea de conhecimento. As outras subáreas, tais como a Dendrometria, Inventário, Manejo Florestal e Processamento de Dados, sempre tiveram os equipamentos fundamentais. No entanto, faltava espaço para ampliação desses laboratórios. Com a mudança da escola para as novas instalações, o problema de espaço foi resolvido, podendo então cada subárea possuir seu laboratório específico.


Laboratório de Dendrometria


Responsável: Prof. Décio José de Figueiredo

Até o início do ano 2000, existia um laboratório de aproximadamente 70 m2 que, além da Dendrometria, era utilizado também pelo Inventário Florestal, Manejo Florestal e eventualmente pela subárea de Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto, num espaço muito restrito. Com a construção do prédio próprio da Engenharia Florestal, inaugurado oficialmente em 30 de maio de 2000, data em que a Escola de Florestas completou 40 anos de existência, previu-se áreas amplas para cada uma dessas subáreas.

Coube à Dendrometria uma área total de 100 m2, composta por uma sala ampla de 50 m2, contendo duas mesas grandes para as aulas práticas dos alunos e uma bancada comprida de cimento, destinada mais especificamente às análises de tronco. Ainda contém uma sala de 12,5 m2 que é usada para guardar instrumentos, outra também com 12,5 m2 para guardar material de pesquisa e mais duas outras com 12,5 m2 cada para os computadores usados por professores, estudantes da pós-graduação e bolsistas de iniciação científica.

Este laboratório atende basicamente as disciplinas de Dendrometria na graduação, Mensuração Florestal e tópicos especiais na pós-graduação. As linhas de pesquisa de maior realce deste laboratório são: volumetria de essências exóticas e nativas, relações dendrométricas e estudo de crescimento e produção florestal de florestas nativas e exóticas.

O seu instrumental tem sido suficiente para atender as atividades de ensino e pesquisa através de computadores, teodolitos, hipsômetros de diversas marcas, relascópios, telerelascópios, sutas, pentaprismas, fitas diamétricas, trados de incremento, bússolas, planímetros, curvímetros, trenas e todas as ferramentas para trabalhos de campo, incluindo motosserras, barracas e instrumentos de corte.


fotos dos laboratórios)





Laboratório de Inventário Florestal


Responsável: Prof. Carlos Roberto Sanquetta

A área de Inventário Florestal sempre foi muito ativa dentro da Engenharia Florestal da UFPR, destacando-se como geradora de tecnologias apropriadas para as condições brasileiras e formadora de recursos humanos, embora dividisse espaço físico com a Dendrometria e o próprio Sensoriamento Remoto. Com a mudança para o prédio novo no início do ano 2000, um espaço com 100 m2 foi destinado ao laboratório específico de Inventário Florestal.

O reflexo de sua expansão física veio de imediato, traduzido em seu crescimento em termos de atuação e volume de projetos de pesquisa. Sua característica marcante sempre foi uma forte integração com órgãos do governo, parcerias com entidades não governamentais, empresas e outros setores da sociedade. Este laboratório possui os equipamentos básicos para a realização de inventários florestais, uma rede de computadores de última geração, três veículos para os levantamentos de campo, sendo a maioria dessas facilidades adquiridas com recursos de projetos.

Para se ter uma idéia quantitativa do volume de trabalho desenvolvido nesse laboratório nos últimos dois anos, alguns números são destacados a seguir:

    • Foram desenvolvidos ou ainda estão em andamento 36 projetos de pesquisa ou de outra natureza, dentre os quais pode-se destacar o projeto “Conservação e Manejo Sustentável de Ecossistemas Florestais Brasileiros” aprovado pelo CNPq no âmbito do Programa Integrado de Ecologia - PIE, Projetos Ecológicos de Longa Duração - PELD, financiado com recursos internacionais. Esse projeto iniciou-se em 2000 e tem duração prevista para 10 anos. Sua ênfase é o Bioma da Floresta de Araucária e suas transições. Nesse projeto, estão envolvidos 27 doutores, 23 mestres, 12 graduados, 34 acadêmicos e 4 técnicos de nível médio, não só da Engenharia Florestal da UFPR, mas também de outras instituições;

    • Dentro do laboratório de Inventário Florestal, estão sendo desenvolvidos no momento quatro teses de doutorado, três de mestrado e vários trabalhos de pesquisa com estudantes de iniciação científica;

    • Das pesquisas realizadas no laboratório, resultaram nos últimos dois anos seis artigos em periódicos internacionais, 43 em periódicos nacionais e 73 artigos ou resumos em eventos diversos. Foram também desenvolvidos alguns softwares.




fotos dos laboratórios






Laboratório de Manejo Florestal


Responsáveis: Prof. Julio Eduardo Arce e Nelson Carlos Rosot

Com a conclusão das obras da nova sede do curso de Engenharia Florestal no ano de 2000, o laboratório de Manejo Florestal, pertencente ao Departamento de Ciências Florestais, recebeu um espaço físico amplo e exclusivo. Neste laboratório, atualmente, exercem suas atividades os professores Julio Eduardo Arce, Nelson Carlos Rosot, Cícero Gonçalves de Oliveira, Luciano Farinha Watzlawick, dentre outros.

Inicialmente, na década de 1970, este laboratório teve por missão auxiliar no processamento de dados das inúmeras teses e dissertações defendidas no curso de pós-graduação em Engenharia Florestal. Este fato desencadeou a criação de um laboratório específico para tal fim: o CPD - Centro de Processamento de Dados. Desta maneira, o laboratório de Manejo Florestal possui na atualidade várias funções. Uma delas, talvez a mais importante, é a realização de aulas teóricas e práticas de disciplinas como Manejo Florestal, Planejamento da Produção Florestal, Programação Linear, etc. Mais recentemente, neste laboratório, começou-se a forjar um núcleo de desenvolvimento de sistemas informatizados de análise, gestão e planejamento florestal, a partir da equipe liderada pelo Prof. Julio Eduardo Arce. Como exemplo, podem ser mencionados os sistemas FlorExel, DendroSys e Quadrant já desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento visando atender objetivos específicos. Adicionalmente, o laboratório dispõe de equipamentos especializados para medições florestais diversas, tanto na floresta como em gabinete. Neste sentido, cotidianamente são realizadas inúmeras avaliações dos mais diversos tipos, vinculadas ao desenvolvimento científico e tecnológico da área de Manejo Florestal do curso de Engenharia Florestal da UFPR.






Laboratório de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas


Responsável: Profª. Christel Lingnau

O laboratório de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas está vinculado ao Departamento de Ciências Florestais do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. No laboratório são desenvolvidas pesquisas nas mais diversas áreas relativas aos recursos naturais renováveis. Fornece suporte tanto em nível de graduação como de pós-graduação (mestrado e doutorado) e procura fortalecer as tendências de procedimentos, cada vez mais eficientes e mais otimizados, no campo do sensoriamento remoto e SIG.

As pesquisas utilizam-se de diferentes tipos de base de dados gerada por sensores orbitais (imagens de satélite), aerotransportados (fotografias aéreas e LIDAR) e terrestre (LIDAR).

O laboratório conta com diversas estações de trabalho com programas aplicativos que atendem estas necessidades, como: ENVI, ERDAS, e-COGNITION, SPRING, ArcGIS, e outros de suporte e de programação.

A área física para atender a estas necessidades está dividida em gabinetes para professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, salas de aula teórico-prática para atividades de Fotogrametria, Fotointerpretação, Sensoriamento Remoto e SIG, e ainda um laboratório para as atividades de pesquisa. Há também uma mapoteca bem diversificada, a qual conta com um acervo de fotografias aéreas, imagens de satélite, mapas.



fotos dos laboratórios






Laboratório de Manejo Florestal Prof. Altair Pereira Barusso: Centro de Processamento de Dados (LMF-CPD)


Responsável: Prof. Willian Thomaz Wendling

Este laboratório representa um papel importante na história das atividades acadêmicas da comunidade florestal da UFPR, tanto em pesquisa como em ensino, apesar das dificuldades de manutenção sempre presentes em seus 27 anos de existência, inerentes às deficientes políticas governamentais de custeio do ensino público. Fundado em 1974 pelos professores Dietrich Burger, alemão participante do convênio de Freiburg/Curitiba (PR) e Altair Pereira Barusso, seu contraparte brasileiro desse convênio, falecido tragicamente em 1976, o LMF-CPD já ocupou diferentes salas em vários prédios e utilizou diversas gerações de equipamentos de informática nesses anos todos.

Atualmente, o LMF-CPD ocupa quatro salas conjugadas, com uma área total de 180 m2, e compreende 39 computadores, configurados como estações de trabalho em rede local gerenciada por um servidor NOVELL 4.12, com seis impressoras compartilhadas. A sua capacidade total, a depender de futuros recursos, poderá ser expandida para 50 estações, com absoluto espaço e conforto. Abriga ainda outro servidor, um NETRA SUN MICROSYSTEM em UNIX que gerencia a Internet, não só para as estações do laboratório como para todo o prédio do subsetor de Ciências Florestais e da Madeira, abrigando o domínio “www.floresta.ufpr.br”, com as home pages dos seus cursos e de diversos laboratórios e, ainda, os e-mails de seus professores, funcionários e estudantes.

Em seu cotidiano, o LMF-CPD disponibiliza programas em rede, tais como: editores de texto, planilhas eletrônicas, programas estatísticos, gerenciadores de banco de dados, e outros mais específicos, não só para as disciplinas da área de Manejo Florestal como para outras, além de disponibilizar as suas salas para os usuários dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal. Esses usuários ainda utilizam as suas estações para trabalhos de pesquisa pela Internet. Para breve, o laboratório contará com a instalação de programas para o Geoprocessamento de Imagens por Satélite - GIS, o que também propiciará o ensino dessa modalidade de computação de dados para disciplinas de Inventário Florestal.












 
Av. Pref. Lothário Meissner, 900 - Jardim Botânico - Campus III
80210-170 - Curitiba - Paraná - Brasil
Tel: (041) 3360-4212 - Fax: (41) 3360-4211
http:// www.floresta.ufpr.br/pos-graduacao
pinheiro@floresta.ufpr.br