Setor de Ciências Agrárias
Centro de Ciências Florestais e da Madeira




:: DOCUMENTOS E ANÁLISES








"PRODUÇÃO QUALIFICADA NO TRIÊNIO 2004-2006".

"EVOLUÇÃO DO PROGRAMA NO TRIÊNIO 2004-2006".



"QUINGENTÉSSIMA SESSÃO DE DEFESA".
O curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, pioneiro no Brasil e na América Latina, completou em janeiro 500 defesas de dissertações (359) e teses (141). É uma marca histórica, de um curso que também faz parte da história da Engenharia Florestal no Brasil. Seu mestrado é o primeiro do Brasil, fundado em 1972; o doutorado, fundado em 1982, foi o primeiro da área na América Latina, bem como o pós-doutorado, iniciado em 1989. A tabela constante do documento "texto com tabela" mostra que 73,18% dos Mestres titulados são homens e 26,82% são mulheres. Titulados Doutores são 75,5% homens e 24,45% mulheres. Esta tabela mostra também que, muito embora a área de Conservação da Natureza tenha sido criada em 1989, já totaliza 11,03% dos titulados pelo programa, mostrando a grande diversificação de atuação da ciência florestal nos dias de hoje. "TEXTO".

OFÍCIO RESPOSTA E QUESTIONAMENTO DA AVALIAÇÃO DE 2001".
Este ofício endereçado ao Diretor de Avaliação, Dr. Adalberto Vasquez, e ao Coordenador do CTA de Agrárias, PhD. Fernando Irajá Félix de Carvalho, interpreta as apreciações da FICHA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA referente ao relatório de 2001. Divulgamos este documento pois pensamos que deve interessar a todos, professores e alunos do programa de pós-graduação. Com esta divulgação pensamos também sensibilizar a comunidade acadêmica para a responsabilidade compartilhada que deveremos ter para continuar avançando na melhoria dos indicadores de produtividade. A avaliação anual utiliza, além dos critérios um sistema de PONTUAÇÃO para cada ítem do quesito, o que se faz através de um formulário de avaliação.
No formulário de avaliação anual recebida (de 2001) não houve pontuação dos quesitos e a ficha de avaliação se prendeu apenas à apreciações qualitativas de cada quesito (conjunto de itens). "TEXTO".

PREVISÃO DE TITULAÇÃO ATÉ 2007".
Esta tabela mostra o fluxo de alunos a serem titulados até 2007 tomando como base o número atual de alunos matriculados. Atualmente (até dezembro/2002) o programa está com 155 alunos, 82 doutorandos e 73 mestrandos. "TABELA".

ANÁLISE E PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO "PERFIL E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2001, 2002, 2003 DATACAPES".
A Coordenação do Programa disponibiliza para contribuições, documento sobre Perfil de Programas e Critérios de Avaliação do CTA de AGRÁRIAS (CAPES). É importante que todos os professores e alunos leiam este documento e CONTRIBUAM com observações que acharem importantes. Deveremos levar esta proposta para o Seminário Nacional de outubro em Goiânia. "TEXTO".

"PERFIL E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2001, 2002, 2003 DATACAPES)".
A CAPES divulga os critérios de classificação dos programas de pós-grdauação da área de Ciências Agrárias. São dois documentos básicos: Perfil de Programas e Critérios de Avaliação, que estão em um mesmo arquivo. É importante que todos os professores e alunos leiam este documento pois a aplicação destes critérios produzirá a conceituação do programa de pós-graduação para o período de 2004 a 2007 (Dados básicos registrados nos relatórios anuais, DATACAPES, de 2001, 2002, 2003). "TEXTO".

"LISTA QUALIS AGRÁRIAS 2002 - Classificação de Periódicos - (utilizada no DATACAPES de 2001)".
A CAPES atualiza a lista qualis de Ciências Agrárias, com base na anterior lista e nos relatórios anuais DATACAPES de 2001. Acesse o arquivo e terá oportunidade de verificar o conceito da revista onde publica. Também poderá acessar arquivo dos critérios que nortearam a classificação dos periódicos e também a equipe que elaborou a lista. "TEXTO".

"AUTO-AVALIAÇÃO DE 2001 (inserida no DATACAPES de 2001)".
Este texto faz uma autovaliação do programa de pós-graduação. Utiliza indicadores do relatório anual DATACAPES 2001. Esta auto-avaliação faz parte do relatório anual DATACAPES. A este documento estão anexados 4 tabelas que sintetizam os indicadores acadêmicos do programa de pós-graduação. "TEXTO".

"REFLEXÃO SOBRE A AUTO-AVALIAÇÃO DE 2001".
É uma reflexão sobre a auto-avaliação onde onde se expõe aspectos que devem ser melhorados em cada área de concentração. É um texto que indica possíveis encaminhamentos para melhor funcionamento do programa. "TEXTO".

"ESTADO ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL".
Este texto analisa a tendência de evolução do programa com base em indicadores acadêmicos, de produção intelectual, projetos de pesquisa em andamento e interrelaciona com o ensino de graduação e infra-estrutura de apoio. "TEXTO".

"AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: MECANIZAÇÃO E MAL GERENCIAMENTO DO PROCESSO".
(o caso do programa de pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR)".
Este texto tece considerações sobre a avaliação do Programa de Pós-Graduação e aponta para uma análise de problemas que distorcem o processo de avaliação. Publicado em Revista Diálogo Educacional do Programa de Pós-Graduação da PUC/PR, Vol 2. N.4, julho/dez/2001, PG 237-248. ISSN 1518-3483. "TEXTO".

"LISTA QUALIS DA ÁREA DE AGRÁRIAS - Classificação de Periódicos (utilizada no DATACAPE de 2001) ".
ClaSsificação dos Periódicos dos Programas de Pós-Graduação da CAPES. No final desse documento se lista as Revistas Técnicas de divulgação dos artigos dos professores do DATACAPES 2001 e que não estão na lista qualis atual. "LISTA".

"RECURSO AO COMITÊ TÉCNICO CIENTÍFICO DA CAPES".
Este documento solicita a revisão do conceito atribuído ao programa. Consta de 3 capítulos. No primeiro, com base em indicadores acadêmicos, discorre sobre as razões para que ao programa seja atribuído conceito 6 (seis). No segundo se analisa a ficha de avaliação e as apreciações distorcidas dos avaliadores. No terceiro, mais polêmico, aborda a problemática política da avaliação. "TEXTO".

"APRESENTAÇÃO CRITÉRIOS DO CTA DE AGRÁRIAS".
É uma apresentação em POWER POINT dos critérios de avaliação do CTA de Agrárias. "APRESENTAÇÃO".






 
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